A Plataforma Global do Café atua de forma coletiva, engajando os diferentes atores da cadeia e integrando ações para avançar com a sustentabilidade na cafeicultura, com atenção especial para os produtores.
Há 10 anos atuando no Brasil, a Plataforma reúne mais de 40 membros e dezenas de parceiros, entre cooperativas, exportadores/traders e indústrias de café, entidades do setor, associações, serviços de extensão rural, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil.
Para a Plataforma Global do Café, sustentabilidade é uma responsabilidade compartilhada. Por isso, atuamos coletivamente em ambiente pré-competitivo, unindo esforços, disseminando conhecimento, capacitando técnicos e produtores, através de iniciativas que geram impacto direto no campo.
A Plataforma tem papel ativo na transformação do setor cafeeiro. Através de ações e parcerias, trabalhamos pela prosperidade e pelo bem-estar social das comunidades cafeeiras, ao mesmo tempo em que promovemos a conservação dos recursos naturais.
A governança da Plataforma Global do Café no Brasil foi estruturada em 2012 e segue ativa desde então. É composta por dois grupos – Conselho Consultivo Nacional (CCN) e Grupo de Trabalho Brasil (GTB) –, que atuam de forma integrada, reunindo entidades de toda a cadeia do café.
-
Grupo de Trabalho Brasil
Propõe ações para os principais desafios do setor cafeeiro. Através de discussões técnicas, busca soluções que impulsionem o desenvolvimento sustentável da cadeia.
O Grupo de Trabalho Brasil é constituído por cerca de 40 representantes de mais de 20 instituições do setor cafeeiro (órgãos de assistência técnica e extensão rural, associações, cooperativas, exportadores de café, indústria, certificações e ONGs). -
Conselho Consultivo Nacional
De cunho político e estratégico, o Conselho Consultivo Nacional valida as propostas elaboradas pelo Grupo de Trabalho Brasil. Para isso, faz a interlocução com diferentes entidades e organizações dos setores público e privado e discute grandes temas da cafeicultura.
É formado por cerca de 20 representantes de 10 instituições dos setores produtivo, comércio e indústria, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Quem coordena as ações da Plataforma Global do Café no Brasil é a P&A, empresa de consultoria, com mais de 20 anos no agronegócio, com larga experiência no setor café e em iniciativas pré-competitivas multistakeholder
-
Tamara
Barim -
Eduardo
Sampaio