Biblioteca

Materiais

Água Limpa e Potável

Documento com orientações sobre como garantir o acesso à água limpa e potável nas propriedades rurais, abordando cuidados com a captação, armazenamento, tratamento e análise da água.

Gestão de Resíduos na Propriedade Rural

Documento sobre orientações e boas práticas para a gestão adequada de resíduos nas propriedades rurais, com foco em sustentabilidade, saúde ambiental e conformidade legal.

7 Elementos para implementação da Cafeicultura Regenerativa

Documento sobre o processo de harmonização do conceito e definição dos 7 elementos para a implementação da cafeicultura regenerativa.

Mecanismo de Equivalência - Perguntas Frequentes

A GCP revisou o Código de Referência de Sustentabilidade (CRSC) em 2021. Qual é a diferença entre o CRSC e o Mecanismo de Equivalência da GCP e por que foi necessário revisar o Mecanismo de Equivalência em 2022?

Renda de Bem-Estar na Cafeicultura Brasileira (Estudo de “Living Income”)

Estudo desenvolvido no âmbito da Iniciativa de Ação Coletiva Bem-Estar Social, que apresenta informações e dados relativos à renda e os custos de produção de produtores de café de duas regiões-chave: Espírito Santo e Minas Gerais.

Estrutura de Governança da Plataforma Brasil

A Plataforma Global do Café atua no Brasil desde 2012 unindo os diferentes atores e trabalhando de forma colaborativa com membros e parceiros, a fim de avançar com a sustentabilidade no campo, tendo o produtor como foco.

Mecanismo de Equivalência 2.0

O Mecanismo de Equivalência 2.0 permite que usuários de diferentes esquemas, padrões e programas de sustentabilidade identifiquem como estes se relacionam com o Código de Referência de Sustentabilidade do Café. Esse material explica, em detalhes, o que é equivalência, quais são os Critérios de Sustentabilidade e Critérios Operacionais.

Código de Referência de Sustentabilidade do Café

Como referência global, o Código de Referência de Sustentabilidade do Café, publicado em 2021, é um modelo que estabelece uma linguagem comum de sustentabilidade básica na cafeicultura. Esse material explica, em detalhes, o que é o Código, sua estrutura, aplicabilidade e potenciais usuários.

Manual de Boas Práticas Agrícolas para o Controle de Plantas Daninhas

Traz informações sobre os limites máximos de resíduos aceitos pelo mercado internacional e boas práticas agrícolas relacionadas ao uso responsável de agroquímicos.

Aplicativo do Currículo de Sustentabilidade do Café

Ferramenta ideal para monitorar e avaliar a implementação das boas práticas do Currículo de Sustentabilidade em campo. Baseado no CSC, seus 18 Itens Fundamentais e 35 Indicadores de Sustentabilidade, o CSC App gera mais de 30 relatórios. Gestores e coordenadores podem usar que ajudam a estruturar planos de ação e o processo de tomada de decisão para promover melhoria contínua das propriedades cafeeiras.

35 Indicadores de Sustentabilidade

Baseados nos 18 Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café, os 35 Indicadores de Sustentabilidade estão organizados em 3 áreas (econômica, ambiental e social) e são a base do Aplicativo do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC App). Através desses indicadores é possível monitorar e avaliar o progresso das práticas do CSC. 

Manual de Implementação dos Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café

Detalha a importância e os benefícios dos 19 Itens Fundamentais do CSC para o produtor e explica como implementá-los. Indicado para produtores.

18 Itens Fundamentais do Currículo de Sustentabilidade do Café

Conhecido como “fazendinha”, esse poster ilustra os 18 itens de maior relevância do Currículo de Sustentabilidade do Café. Ideal para produtores darem seus primeiros passos rumo a produção sustentável.

Guia de Implementação do Currículo de Sustentabilidade do Café

Documento complementar ao Currículo de Sustentabilidade do Café. Indica o que fazer para tornar uma propriedade de café sustentável.

Currículo de Sustentabilidade do Café

Conjunto de 122 práticas agrícolas fundamentais para a produção sustentável de café. Referência de sustentabilidade para produtores, técnicos, agrônomos e extensionistas.