O que é o Currículo de
Sustentabilidade do Café?
O que é o Currículo de </br> Sustentabilidade do Café?

Currículo de Sustentabilidade do Café, lançado em 2015, foi criado coletivamente com ampla participação e contribuição ativa do setor cafeeiro – Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural dos principais estados produtores de café do Brasil (EMATER-MG, INCAPER-ES, CDRS-SP, IDR-PR, EMATER-RO), entidades de classe, institutos, associações e organismos de certificação.

 

Para seu desenvolvimento, tomou-se como base o documento “Produção Integrada de Café”, da Embrapa, publicado como INº 49 (2013), tendo em vista o seu caráter nacional, público e seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Download

O Currículo traz o conjunto dos temas centrais e fundamentais para a atuação em sustentabilidade na cafeicultura, tanto para o produtor quanto para o técnico/extensionista. Dessa forma, o Currículo é uma referência comum para aplicação da sustentabilidade nas propriedades de café. Ao unificar a linguagem, ele fortalece as ações e acelera o processo de entrada na sustentabilidade, principalmente para pequenos e médios produtores.

 

O Currículo foi construído para direcionar a preparação das propriedades para acessar, posteriormente, sistemas de verificação/certificação com reconhecimento internacional e novos mercados, caso seja a vontade do produtor. Dessa maneira, ele não é e não pretende ser um sistema de certificação.

O produtor que adotar as práticas contidas no Currículo será capaz de produzir de maneira efetivamente sustentável: terá maior lucro, no curto, médio e longo prazo, já que faz uma gestão eficiente dos recursos, economiza insumos, melhora a produtividade e a qualidade do café e controla os custos de produção. Além disso, o solo e a água serão preservados e os impactos produtivos diminuídos.

 

Outros benefícios para o produtor são: o cumprimento da legislação, maior segurança para trabalhar e melhor organização da propriedade.

 

Ao adotar as boas práticas contidas no Currículo de Sustentabilidade do Café, o grande beneficiário será o produtor rural e sua propriedade.

Produtor

No processo de implementação das boas práticas contidas no CSC é fundamental usar o CSC App para medir e monitorar o nível de implementação no início e ao longo do trabalho, com a finalidade de promover melhoria contínua.

 

É importante lembrar que para realizar adequações na propriedade, recomenda-se consultar um profissional habilitado (engenheiro agrônomo, ambiental, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, biólogo, médico ou enfermeiro do trabalho, etc.) e a legislação correspondente. Note que o conhecimento é dinâmico, as leis sofrem alterações, bem como novas tecnologias podem ser incorporadas às boas práticas e, portanto, deve-se sempre considerar e buscar informações atualizadas.

G App
Conheça o CSC App

O Aplicativo do Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC App) foi criado para facilitar a mensuração da performance de sustentabilidade de um produtor ou grupo de produtores e, consequentemente, das instituições. É através dele que gestores, técnicos e agrônomos podem checar como está o nível de implementação das boas práticas agrícolas em campo.

APP

O CSC App tem como base o Currículo de Sustentabilidade do Café e seus 35 Indicadores de Sustentabilidade. Através do cruzamento de dados coletados em campo pelos técnicos e agrônomos, são gerados mais de 30 relatórios.

 

Gestores e coordenadores podem usar que ajudam a estruturar planos de ação e o processo de tomada de decisão para promover melhoria contínua das propriedades cafeeiras.

  • Gestão da Propriedade
  • Gestão Ambiental
  • Material Propagativo
  • Localização e Implantação de cafezais
  • Manejo do Solo, Cobertura Vegetal e do Cafeeiro
  • Uso de Água e Irrigação
  • Proteção Integrada do Cafeeira
  • Colheita
  • Pós-colheita
  • Legislação trabalhista, Segurança, Saúde e Bem Estar do Trabalhador
Comece a
usar o CSC App
Google Play App Store